segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Revistas Com Charges de Edra Sobre Atlético e Cruzeiro Fazem Sucesso


 Na noite de terça-feira, 08, no bar Esquina Cultural, o cartunista Elcio Danilo Russo Amorim, o Edra, promoveu o lançamento das revistas de bolso “Aqui é Galo - Forte e Vingador” e “O Maior de Minas - o Time do Povo”, compostas por charges com piadas e gozações com torcedores dos dois principais rivais do futebol de Minas Gerais: Cruzeiro e Atlético, em evento que reuniu torcedores dos dois clubes, de todas as idades. 
 O bar, decorado especialmente para a realização do lançamento das duas revistas, com bandeiras, painéis e balões nas cores dos dois times, recebeu um grande número de pessoas, inclusive famílias inteiras, vestindo as camisas de Atlético e Cruzeiro, assim como equipes de outros estados, num clima de descontração e confraternização, satisfazendo a intenção de Edra. “A intenção é exatamente promover um momento de confraternização, mostrando que as pessoas podem torcer por times rivais e, mesmo assim, manter um relacionamento sadio, entendendo que as brincadeiras fazem parte do futebol e devem ser levadas na esportiva. A pessoa ter paixão por um time é salutar. A rivalidade entre os times é importante! É o tempero! As pessoas não podem permitir que isso seja levado para o lado pessoal”. 
 Torcedor ferrenho do Cruzeiro, Edra dá um exemplo próprio para ilustrar sua opinião. “Ao preparar a revista do Atlético, eu fiz uma coisa com a qual eu não concordo. Na charge que ilustra a contracapa da revista, eu coloquei a frase ‘Eu sei que vocês tremem’, que é uma máxima dos atleticanos. Isso mostra que eu editei a revista do Atlético como se fosse um atleticano, para que o leitor se identifique com ela”. Outra demonstração da possibilidade de amizades verdadeiras entre cruzeirenses e atleticanos foi apresentada pelas proprietárias da Esquina Cultural. Eliane Mendes posou para muitas fotos, vestindo a camisa do Atlético, enquanto Sueli Batista fazia o mesmo, usando a camisa do Cruzeiro, situação que se repetiu entre os ocupantes das mesas. Também contribuiu para tornar o evento ainda mais agradável a música ao vivo conduzida em voz e violão por Danilo Senra, o mais jovem talento musical de Caratinga, que apresentou os principais sucessos da MPB e do Pop Rock. 
 Como Edra esclarece, ele começou a desenvolver o projeto no início do ano, transformando a proposta inicial de editar uma revista com charges já publicadas enfocando a rivalidade entre Cruzeiro e ao Atlético, na criação de duas revistas de bolso, cada uma dedicada a uma das torcidas, com a maioria de charges inéditas. 
 O artista se mostra muito satisfeito com a receptividade que as duas revistas têm alcançado junto ao público, mostrando que este é um nicho que poderá render bons frutos, existindo a possibilidade de novos projetos voltados a torcedores de clubes do futebol carioca, tendo em vista o grande número de torcedores, em Caratinga e região, que torcem por equipes do Rio de Janeiro. “Muitos amigos já me aconselharam a produzir revistinhas enfocando a rivalidade entre Flamengo e Vasco, Flamengo e Fluminense... Mas, a coisa não pode ser levada na empolgação. No momento, estamos trabalhando na divulgação e venda das revistas dos dois clubes mineiros. Mais adiante estaremos analisando, com critério, a possibilidade de um projeto voltado aos clubes de outros estados”. 
 As duas revistas estão sendo vendidas ao preço de R$ 5,00 cada e podem ser adquiridas na Casa Ziraldo de Cultura; no box do Osvaldo, no Camelódromo; nas bancas de revistas, como na Banca do Ronaldo, na Avenida Moacir de Mattos, e em diversas mercearias e bares da cidade.

Fonte: jornal "A Semana", edição nº 1320 - 12/12/2015

Torcedores do Cruzeiro

Torcedores do Atlético

Torcedores do América Mineiro

Paz e confraternização entre as torcidas rivais

Nenhum comentário:

Postar um comentário